São várias as doenças que podem acometer a nossa boca e o câncer é uma delas. O câncer de boca também chamado de câncer da cavidade oral, pode afetar gengiva, língua, soalho bucal, céu da boca e bochechas. É um tipo de câncer passível de prevenção, pois alguns dos principais fatores de risco estão relacionados a hábitos de vida.
Outro fator importante é que na maioria dos casos, ele é diagnosticado em fases mais avançadas, quando as chances de cura são menores.
Então, para você conhecer mais sobre a doença e cuidar da saúde da sua boca, relacionados 6 mitos ou verdades sobre a doença. Confira
1 – O câncer de boca tem como uma das causas a infecção pelo HPV – Papilomavírus Humano, um conjunto de vírus que é transmitido principalmente pelo contato sexual (vaginal, oral e anal)?
Verdade. O HPV é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de – garganta (orofaringe) , assim como de outros tipos de câncer:, colo do útero, vagina, vulga, pênis e ânus. Também são fatores de risco: o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, sendo que o risco é 30 vezes maior para os indivíduos que fumam e bebem do que para aquelas pessoas que não o fazem, a exposição ao sol sem proteção (importante risco para o câncer de lábio) e o excesso de gordura corporal.
2 – Ferida na boca há mais de 15 dias que não cicatriza pode ser sinal de câncer de boca?
Verdade. Qualquer lesão na boca que não cicatriza dentro de 15 dias precisa de uma avaliação médica ou do cirurgião dentista para descartar qualquer suspeita.
3 – Próteses dentárias tem relação com o desenvolvimento do câncer de boca?
Mito. A utilização de próteses dentárias não provoca câncer, mas se a prótese não estiver bem ajustada à boca, pode trazer irritações, ferimentos e lesões como as leucoplasias ou eritoplasias, que podem evoluem para o câncer. Isso também ocorre com dentes ásperos, superfícies irregulares em obturações e coroas.
4 – Manchas brancas ou vermelhas na boca ou garganta podem levar ao câncer de boca?
Verdade. A leucoplasia (manchas esbranquiçadas) e eritroplasia (manchas avermelhadas) são áreas anormais na boca e em geral assintomáticas. Essas áreas podem ser cancerosas, pré-cancerosas ou benignas. A gravidade só pode ser avaliada após um exame clínico, e biópsia, quando necessário. Essas displasias podem ser causadas por um agente (tabagismo, traumatismo local crônico, provocado por dentes ásperos, superfícies irregulares em obturações, coroas ou dentaduras mal ajustadas).
5 – O câncer de boca é mais frequente nas mulheres?
Mito. O câncer de boca é mais frequente em homens. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são previstos 15.190 novos casos de câncer na cavidade oral em 2021, sendo 11.180 em homens e 4.010 mulheres.
6 – Exposição ao sol pode ser fator de risco para o câncer de boca?
Verdade. Os casos de câncer de lábio são mais frequentes em profissionais que trabalham ao ar livre, expostos à radiação ultravioleta do sol. Protetor labial com filtro solar ajuda na prevenção.