Ao encontrar um nódulo na tireoide, o médico radiologista realiza a avaliação de características que permitem estratificar o risco de câncer de tireoide, preenchendo a pontuação presente no sistema de classificação TI-RADS.
Nódulos tireoidianos são muito prevalentes na população, mesmo em indivíduos assintomáticos. Na imensa maioria das vezes, um achado casual de nódulo na tireoide corresponde a doença benigna e que não demanda tratamento específico. Entretanto, em aproximadamente 5% dos casos, a nodulação pode corresponder a um tumor maligno, que precisará de diagnóstico e tratamento específico.
O sistema de classificação de nódulos da tireoide Thyroid Imaging Reporting and Data System (TI-RADS) foi criado pelo American College of Radiology (ACR) - https://www.acr.org/. Com base em evidências científicas, o ACR definiu, em 2017, uma metodologia que permite, por meio da ultrassonografia (US), estratificar a suspeita de malignidade de um nódulo de tireoide e, com isso, determinar a eventual indicação de se realizar punção-biópsia guiada por Ultrassonografia.
Como é realizada a classificação da ACR TI-RADS?
O exame de ultrassonografia da tireoide é indicado para pacientes com nódulos palpáveis em exame clínico, em pacientes com disfunção tireoidiana, história pregressa de irradiação ionizante no pescoço e nos raros casos de carcinoma de tireoide familiar.
Ao encontrar um nódulo na tireoide, o médico radiologista realiza a avaliação de características que permitem estratificar o risco de malignidade, preenchendo a pontuação presente no sistema de classificação TI-RADS. Na US de tireoide, o médico avalia, de acordo com uma pontuação, as seguintes características de cada nódulo encontrado:
Composição: líquido, sólido ou misto
Ecogenicidade: ecogenicidade do nódulo, comparativamente à musculatura pré-tireodiana
Focos ecogênicos: presença ou não de microcalcificações
Formato: Mais largo que alto ou mais alto que largo
Margens: contorno do nódulo (regular, irregular ou se apresenta extensão para além da cápsula tireoide).
A soma dos pontos relacionados às características do nódulo indica sua classificação:
0 pontos - ACR TI-RADS 1: benigno
2 pontos - ACR TI-RADS 2: não suspeito
3 pontos - ACR TI-RADS 3 : pouco suspeito
4 a 6 pontos - ACR TI-RADS 4 : moderadamente suspeito
7 pontos - ACR TI-RADS 5 : altamente suspeito
Cada classificação TI-RADS está vinculada a uma recomendação de conduta, a depender das dimensões do nódulo, que pode variar do seguimento ultrassonográfico periódico à realização de biopsia por meio de punção aspirativa por agulha fina (PAAF), conforme determinado no quadro abaixo:
*Originally published in JACR at: https://www.jacr.org/article/S1546-1440(17)30186-2/fulltext?_ga=2.188257452.525486094.1565030521-1858166925.1544129320
Conteúdo em colaboração com Dr. Gustavo Meyer, cirurgião de cabeça e pescoço