Aqui você tem acesso a um guia sobre o câncer de laringe
O que é a laringe?
Localizada no pescoço, acima da abertura da traqueia é onde estão localizadas as cordas vocais, órgão responsável pela emissão da voz. É a laringe também que protege os brônquios e pulmões da entrada de partículas de alimentos durante a deglutição.
A laringe é formada por três partes:
Supraglote: está logo acima das cordas vocais. Tem a função de enviar comida pelo esôfago (o tubo que se conecta ao estômago) e impedir que alimentos e líquidos entrem nos pulmões
Glote é onde estão as cordas vocais
Subglote fica localizada abaixo das cordas vocais
O câncer de laringe pode se desenvolver nessas três regiões, mas a maioria dos casos se desenvolve na glote. A doença pode afetar tanto a voz, como a deglutição e a respiração. A doença é mais frequente em homens acima de 40 anos
Quais os tipos de câncer de laringe?
Os tipos de câncer de laringe são o carcinoma de células escamosas, o carcinoma de glândula salivar menor, o condrossarcoma e os tumores neuroendócrinos
Qual a causa do câncer de laringe?
Os principais fatores que têm relação com o desenvolvimento do câncer de laringe são o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente a combinação dos dois.
O fumo de qualquer produto (cigarro, cachimbo, charuto, narguilé, cigarro de palha, cigarro eletrônico), aumenta em 10 vezes a chance de desenvolver o câncer de laringe.
Outros fatores são:
Excesso de gordura corporal
Exposição a alguns produtos químicos: óleo de corte, amianto, poeira de madeira, de couro, de cimento, de cereais, têxtil, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxicos
Quais os sintomas do câncer de laringe?
Os sintomas podem variar de acordo com a localização e estágio da doença.
Rouquidão ou alterações na voz;
Dificuldade para engolir alimentos ou sensação de algo preso na garganta;
Dor de garganta ou de ouvido persistentes;
Caroço no pescoço;
Tosse constante;
Problemas respiratórios;
Perda de peso sem motivos;
Esses sintomas podem não ter relação com o câncer de laringe, mas é preciso estar atento e consultar um médico especialista para uma avaliação mais precisa.
Como é feito o diagnóstico do câncer de laringe?
Ao observar alguma alteração suspeita é importante buscar avaliação de um médico otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço.
Além do exame clínico, o médico pode solicitar a realização de uma laringoscopia, exame que pode ser feito no consultório, com a necessidade de coleta de fragmentos da lesão (biópsia) se for identificada suspeita para a confirmação ou não do câncer.
Como é o tratamento para o câncer de laringe?
A definição da melhor alternativa de tratamento vai depender das características do tumor e da condição clínica do paciente. Cada caso é um caso e precisa de uma avaliação minuciosa pela equipe médica envolvida.
Dentre as opções de tratamento estão a cirurgia, quimioterapia e radioterapia que podem ser indicadas de forma isolada ou combinadas entre si.
O tratamento sempre terá como objetivo oferecer o mais alto índice de cura do paciente, mas também preservar as funções as funções do órgão, como a fala, a deglutição e a respiração.
Cirurgia
A laringectomia é o nome da cirurgia para a remoção total ou parcial da laringe. Em alguns casos, a depender da localização do tumor e do seu tamanho, pode ocorrer perda da voz, ou rouquidão.
Quando o câncer atinge os gânglios linfáticos do pescoço, a depender da localização do tumor e estádio da doença, pode ser necessário realizar uma cirurgia de esvaziamento cervical para retirada dos gânglios.
Radioterapia e quimioterapia
A radioterapia utiliza raios ionizantes para destruir as células cancerosas. Ela pode ser utilizada como tratamento principal em alguns casos quando o câncer está em fase inicial, quando é necessário preservar a função do órgão ou quando paciente não está em condição de passar por cirurgia em razão da sua condição clínica. Também pode ser utilizada como tratamento adjuvante, após a cirurgia, para destruir as células cancerosas que tenham permanecido.
A quimioterapia também pode ser indicada em alguns casos, simultaneamente à radioterapia ou antes do tratamento com o objetivo de reduzir o tamanho do tumor, aumentar a efetividade da radioterapia posteriormente ou tratar precocemente células microscópicas que possam ter se desprendido do tumor.
Terapias-alvo e imunoterapia
Podem ser indicadas para pacientes com doença recidivada irressecável ou metastática.
É possível prevenir o câncer de laringe?
Cerca de 30% dos casos de câncer de laringe poderiam ser evitados com a adoção de algumas medidas.
Não fumar nenhum produto e evitar o tabagismo passivo
Evitar o consumo excessivo e constante de bebidas alcoólicas
Manter o peso corporal adequado
Cuidar da saúde da voz
Comments